Dicas para decoração com suculentas

Decoração com suculentas para sua casa pode ser um assunto bastante complicado, já que sempre precisamos de alguma ideia ou inspiração para isso. 

the fleshy 1917897 1280

Geralmente, a maioria das pessoas usa as plantas como itens decorativos. Por isso, a suculenta é uma das mais comuns nas decorações. 

A vantagem de usá-las como itens decorativos, é por cona da sua incrível capacidade de armazenamento de água. Além do mais, essa espécie de planta é uma das mais fáceis de se cuidar. 

Por isso, se você está procurando ideias diferenciadas para usar de decoração com as suas suculentas, este artigo é perfeito para você. Aqui, separamos algumas ideias para te inspirar.  Confira!

juicy 3573944 1280

Dicas para decoração com suculentas 

Centro da mesa

As suculentas no Brasil, são um dos itens mais conhecidos para decoração de casa. E um dos lugares que mais combina para colocá-las é o centro da mesa. 

Com elas, o ambiente fica mais íntimo, alegre e colorido. Além disso, toda ou qualquer superfície que nos permita colocar algo, merece uma suculenta, pois elas são tão lindas e fofas! 

Geralmente, quando usamos no centro da mesa, podemos colocá-las sozinhas, ou então com mais de uma planta. Mas lembre-se: o vaso que ela ficará deve combinar com o resto do ambiente, para não quebrar o padrão da decoração. 

Vasos

Os vasos, geralmente, são a forma mais conhecida, comum e simples para se colocar uma planta. 

Mas, para você que quer sair da monotonia de sempre, uma dica é escolher um vaso diferente para colocar a sua suculenta. 

Devemos, inicialmente, lembrar que os vasos de planta devem acompanhar o resto da decoração do ambiente. 

Por isso, caso sua casa possua uma decoração moderna, vasos sofisticados seriam ideais para ela. Ou então, se a decoração é numa área externa, ou é numa vibe mais cottagecore, você pode optar por vasos mais rústicos. 

Caso seja um quarto infantil, você pode colocar sim uma suculenta. E o seu diferencial poderá ser o vaso de planta com algum desenho ou estampa divertida.  

juicy 3790701 1280

Jardim vertical 

Jardins verticais são uma alternativa ótima para a decoração de casas. Geralmente, os encontramos em apartamentos, já que estes não costumam ocupar muito espaço. 

Em geral, eles consistem em prateleiras que nos permitem colocar nossas suculentas, cactos, e quaisquer outro tipo de planta que desejarmos. 

A melhor forma para se fazer um jardim vertical, é optar por uma variedade de plantas. Mas também devemos escolher plantas que possuem os mesmos, ou então parecidos, cuidados que as suculentas, para facilitar sua rotina. 

Além disso, você pode não querer colocar prateleiras, e isso é uma versatilidade do jardim vertical, de poder ser feito com qualquer outro material, como por exemplo, compartimentos de madeira, fruteiras, entre outros.

Quintais ou jardins 

Os quintais ou jardins são perfeitos para as suculentas. Assim como os jardins verticais, devem ser feitos com uma variedade diferente de plantas. 

Mas vale lembrar, que não será necessário pensar apenas quais plantas deve usar. Como o espaço será maior, podemos pensar em usar algumas esculturas, pedras, folhas artificiais também. 

Com isso, as suas suculentas serão perfeitamente acolhidas, e deixarão o ambiente muito mais aconchegante e confortável. 

Vasos suspensos 

Os vasos suspensos são uma ideia para aqueles que não têm muito espaço. Geralmente, encontramos essa ideia vinda daqueles que moram em apartamento. 

Essa ideia deixa o ambiente mais aconchegante, passa uma vibe bem rústica, e lembra uma casinha confortável de vó. 

Normalmente, a forma mais comum de se encontrar um vaso suspenso, é com cordas. Porém, caso você prefira outro material mais resistente, você pode escolher por alguma corrente. 

Além de garantir mais resistência e segurança para a suculenta, continua com uma decoração bonita e simpática.

Terrários 

Essa dica é bastante comum, e serve não apenas para utilizar as suculentas, mas também para outros tipos de plantas. 

Os terrários são extremamente interessantes. Além disso, fazem um papel perfeito como item decorativo. 

Além disso, a sua produção é muito fácil, bastando apenas ter suas plantas favoritas, no caso, a suculenta, um recipiente de vidro, e objetos extras, como pedrinhas, pequenas esculturas, folhas artificiais, entre outras. 

Xícaras e canecas 

Existem várias ideias de onde colocar uma suculenta. O mais comum são os vasos. Mas, para você que quer variar, que tal colocar a sua suculenta em alguma xícara ou caneca? 

Para isso, será preciso escolher a mais bonita, ou então, a sua favorita, e colocar a planta dentro e pronto! Algo extremamente fácil de se fazer, pode se tornar um item decorativo maravilhoso!

Mas devemos lembrar que as plantas precisam de espaço suficiente para poderem crescer e se desenvolver. Portanto, nem pense em colocar a sua suculenta em alguma xícara ou caneca pequena.

Lembre-se de escolher um recipiente proporcional à planta. Também é importante escolher uma caneca ou xícara que não fuja do contexto com o resto da decoração da casa. 

Do it yourself 

Para quem não conhece, o DIY, ou do it yourself, significa faça você mesmo. Esse conceito foi criado na internet, e se refere à artesanatos, e outras coisas que podem ser feitas por você em sua casa. Mas o que isso tem a ver com as suculentas?

A resposta é simples, tudo! Com o DIY, você pode confeccionar os seus próprios vasinhos para colocar as suas suculentas. Além disso, é uma atividade completamente sustentável e que faz bem ao meio ambiente. 

No DIY, é possível utilizar caixas de papelão, latas de alumínio, garrafas PET, entre outros materiais para poder produzir o seu próprio vasinho para a suculenta. 

Além disso, pode ser bom investir em cola quente, tecidos, canetinhas, glitter, entre outros. Enfim, invista em tudo que possa ser usado no seu faça você mesmo, e coloque a mão na massa!