Certamente alguma vez na vida você já se viu diante do impasse de como tirar o amarelado de eletrodomésticos, não é mesmo? Aliás, algumas dessas vezes pode ser que tenha fracassado na busca por uma solução para esse problema.
Ter eletrodomésticos brancos é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros, pois demonstra limpeza, delicadeza e organização da cozinha e até de outros cômodos da casa como as lavanderias.
Apesar de serem lindos, os eletrodomésticos brancos têm a forte tendência de se tornarem amarelados com o tempo. Isso muitas vezes é um ponto negativo para algumas pessoas na hora da escolha da cor dos equipamentos.
Porém, existem algumas receitas caseiras muito fáceis de serem feitas, que podem te salvar no seu dia a dia e ainda recuperar por completo o brilho e coloração de seus eletrodomésticos, mesmo que eles tenham muitos anos de uso.
A seguir vamos mostrar algumas dessas receitas, como fazê-las, como aplicar e também mostrar o verdadeiro motivo dos eletrodomésticos pegarem essa tonalidade com o decorrer dos anos e do uso.
Por que eletrodomésticos ficam amarelados?
Muitas pessoas acreditam que os eletrodomésticos ficam amarelados por mau uso dos aparelhos ou por falta de higiene, e chegam a contatar a assistência técnica autorizada para relatarem o problema.
A cor amarelada nos eletrodomésticos pode sim ser consequência do mau uso do mesmo, da gordura e sujeira presente no ambiente e de limpezas periódicas feitas com produtos inadequados. Porém, na grande maioria das vezes o amarelado dos eletrodomésticos brancos vem da exposição aos raios solares.
O material dos eletrodomésticos é sensível à luz solar e com o tempo pega a tonalidade amarelada.
Um fator que pode agravar e acelerar o processo de mudança de cor dos seus eletrodomésticos é limpar com pano úmido e deixar o eletrodoméstico “molhado” após a limpeza.
Diante disso, é muito importante que você limpe os aparelhos com pano úmido e logo em seguida seque bem com um pano seco, para retardar os processos de amarelado dos eletrodomésticos.
Outro fator que contribui para o aparecimento de manchas amarelas é o uso de produtos de limpeza que contem abrasivos, pois eles danificam a estrutura principalmente das partes plásticas dos eletrodomésticos.
Como tirar amarelado de eletrodomésticos: veja dicas infalíveis
Ter uma cozinha toda branca é o sonho de muitas mulheres pois torna o ambiente mais aconchegante, organizado, limpo e esteticamente bonito.
Dessa forma, manter os cuidados com os aparelhos pode parecer uma tarefa complicada para as donas de casa, mas saiba que isso não é verdade.
A seguir vamos ao passo a passo de como tirar o amarelado dos eletrodomésticos brancos:
- Bicarbonato de sódio:
Em uma vasilha coloque uma quantidade de bicarbonato de sódio e água em temperatura ambiente (a quantidade dos produtos depende do tamanho do eletrodoméstico que você vai limpar).
Para a proporção correta dos produtos, adicione primeiro o bicarbonato e vá acrescentando a água aos poucos até obter uma espécie de pasta de bicarbonato.
Feito isso, aplique a mistura no eletrodoméstico com uma escovinha própria ou com uma escova de dentes e faça movimentos circulares, esfregando a superfície a ser limpa.
Após esfregar todo o aparelho aguarde alguns minutos e depois retire todo o excesso de bicarbonato com um pano úmido. Repita o procedimento até remover todos os cristais de bicarbonato. Finalize com um pano seco.
- Água oxigenada:
A água oxigenada de 30 volumes é a mais indicada para esse tipo de limpeza e normalmente é usada em manchas que estão muito escuras ou muito antigas no eletrodoméstico.
Você pode aplicar a água oxigenada diretamente no aparelho e deixar agir por alguns minutos ou misturá-la com outros componentes como vinagre ou detergente neutro.
- Água oxigenada e vinagre branco: essa misturinha é indicada em casos extremos de amarelamento, ou seja, quando outras alternativas não deram bons resultados ou quando os eletrodomésticos já estão bastante amarelos.
Para essa receita você vai utilizar 1 água oxigenada de 30 volumes, 200 ml de vinagre e 3 colheres de bicarbonato (opcional). Misture bem até obter uma pasta homogênea e aplique na superfície do eletrodoméstico com o auxílio de uma escovinha ou esponja seca e limpa.
Deixe agir por alguns minutos e retire todo o excesso com um pano úmido. Finalize a limpeza com um pano seco e limpo.
- Água oxigenada e detergente neutro: para essa receita utilize a água oxigenada 10 volumes e adicione aproximadamente 250 ml de detergente neutro.
Misture bem e passe em toda a superfície amarelada. Retire o excesso de produto com um pano úmido e finalize com um pano seco.
- Sabão em pó:
Adicione algumas medidas de sabão em pó a uma certa quantia de água quente. Misture bem e aplique sobre as superfícies que estão amareladas. Deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com pano úmido. Seque bem e verá o quanto os eletrodomésticos ficaram mais brancos.
Uma dica valiosa para essa receitinha, é utilizar o sabão em pó de coco pois ele clareia com mais facilidade as superfícies amareladas.
- Água oxigenada e Vanish
O Vanish é um tipo de produto muito comum para retirar manchas de superfícies brancas.
Quando seus aparelhos já estão bastante amarelos, uma ótima dica de como tirar o amarelado dos eletrodomésticos é misturar água oxigenada de 40 volumes (300 ml) a 1 colher de Vanish.
Essa mistura é feita em casos de eletrodomésticos muito amarelos e que estão com muitas marcas de uso.
Normalmente, as donas de casa utilizam esse tipo de receita apenas quando as demais misturas não obtiveram os resultados esperados.