Dicas para Decorar Quintal Pequeno

É possível decorar um quintal pequeno de seu imóvel usando a criatividade e utilizando as imperfeições do espaço a seu favor, como declives e ambientes muito estreitos. Pequenos quintais, terraços, varandas ou até corredores podem ganhar vida e encher os olhos com algumas dicas que separamos para você.

Decorando o jardim

O lado de fora da casa como os quintais ou corredores, ainda fazem parte da casa e devem ser decorados como o lado de dentro. O lado de fora pode ter espelhos na parede, pois exercem a função de causar amplitude visual. Opte por pendurar quadros no corredor, alguns painéis são criados em madeira e resistem a chuva e ao sol, mas há também azulejos decorativos para paredes externas e arabescos em metal que promovem um charme vitoriano muito charmoso ao quintal.

decorar-jardim

Corredores e espaços estreitos

Os corredores podem ser verdadeiros desafios para os decoradores, mas são exatamente nesses desafios que a criatividade pode surpreender e superar as expectativas. Para ampliar o ambiente opte por um tom claro nas paredes, mas que tenha harmonia com as cortinas internas, crie um jardim vertical ou pendure quadros e painéis para ambientes externos.

É possível criar um jardim aparador com vasos rentes a um dos lados da parede, ou, plantas que crescem na vertical para criar um caminho verde. As plantas utilizadas em corredor podem ser: Espada de São Jorge, Íris, mini bambus e muitas outras. Todas essas plantas conferem um ambiente agradável e requintado ao quintal.

Quintal com declive

Aproveite o declive do quintal para criar camadas. No topo crie um ambiente para conversar com amigos e passar horas agradáveis com a família. Decore com bancos, vasos e mesinhas de jardim.

Nas camadas seguintes crie ambientes com lanternas para exterior e fontes de água. A escada que levará as pessoas ao topo, pode ser adornada com vasos ou plantas que crescem na vertical.

Como Decorar Quintal Pequeno

Pérgolas

As pérgolas geralmente são feitas em madeira, mas também podem ser feitas em metal. Para ocupar menos espaço com as colunas, opte por apoiá-las nas paredes laterais, mesmo que isso seja possível apenas de um lado. As pérgolas proporcionam sombra e frescor natural. Elas costumam ser adornadas com trepadeiras como a sete léguas ou primavera.

Para compor o ambiente utilize uma mesinha de jardim de metal ou de madeira. As pérgolas também podem ser adaptadas nos cantos das paredes, ficam menores mas enfeitam e proporcionam um visual atraente.

Dica: Os cantos das paredes do quintal pequeno devem receber vasos grandes e plantas altas, adornados por vasos menores. Para acertar na composição lembre-se de organizar os vasos em forma de triângulo. Diversifique não só no tamanho, mas também nas cores, criando um contraste.

Para os corredores utilize vasos similares do mesmo tamanho. Isso causa a impressão de profundidade e dá a ilusão ótica de que o corredor é maior do que realmente é.

Escolha um estilo para decorar o seu quintal. Os estilos podem ser moderno, rústico, vitoriano ou romântico. O estilo escolhido deverá guiar você para não cometer erros durante a decoração do seu quintal.

Deixe uma resposta

Open chat
Precisa de Ajuda?