Como decorar uma cozinha retrô

O estilo retrô define uma tendência de moda vivenciada no passado mas que vem sendo usada nos dias atuais. Esse tipo de estilo também pode ser usado na decoração para cozinha.

A cozinha retrô deverá ser composta por detalhes como, puxadores antigos, pisos de época, panos de prato com inspiração antiga, lustres e bibelôs. Observe algumas dicas.

cozinha retrô

Como Decorar uma Cozinha Retrô Vintage

Já que o retrô é o estilo escolhido, defina uma data específica para poder se basear nela. Nos anos 40 e 50 por exemplo, usava-se muita cor. As cores que definiam essa época eram o azul, o amarelo, o vermelho e o verde em tons bebê.

Essas cores pintavam desde os aparelhos eletrodomésticos ao piso do chão e paredes da cozinha. Se você quiser acrescentar essas cores na sua cozinha, opte por uma cor  que ofereça destaque, mas de forma equilibrada. Observe alguns elementos que podem transformar a sua cozinha:

Pisos e azulejos: Os pisos e azulejos hidráulicos são os que mais se encaixam numa cozinha de época, mas também existem aqueles que podem ser encontrados em “cemitérios de azulejos”. Esses ladrilhos muitas vezes possuem quantidades limitadas e servem para enfeitar um canto do fogão (aproveite para comprar fogão black friday) formando um painel, ou pia da cozinha. Como são muito coloridos criam destaque e podem ditar o restante da decoração. Outra dica para o piso, é intercalar as cores como num tabuleiro de xadrez.

Aparelhos eletrodomésticos: Com a volta do estilo dos anos 40 e 50, alguns fabricantes de eletrodomésticos se inspiraram e trouxeram ao mercado aparelhos como  batedeiras, fogões e geladeiras baseadas na época. Esses aparelhos possuem cores vibrantes e são um charme para a cozinha.

Cortinas e panos de prato: A cortina para cozinha e panos de prato vintage, são confeccionadas em tecido estampado com bolinhas e xadrez. Você pode usá-los para compor o ambiente da sua cozinha combinando com outros objetos e enxovais da mesma época.

Fórmica: A fórmica era um componente essencial nas cozinhas dos anos 40 e 50. Geralmente eram confeccionadas em tons verde, azul ou vermelho. As mesas das cozinhas dessa época eram feitas com pernas de metal e compostas por cadeiras macias com tecido que imitava o couro. Você poderá adaptar a fórmica na sua cozinha em uma bandeja de café ou ousar em uma bancada.

Cadeiras: As cadeiras de metal eram muito comuns, elas podem ser usadas em forma de banquetas altas ou, para compor uma mesa de cozinha.

Cor da parede: As vezes a cor da parede por si só, oferece o clima retrô que a sua cozinha precisa. Se os armários e os azulejos forem brancos, você poderá pintar a metade de cima da parede com um tom escuro e vibrante como o vermelho.

Prateleiras: Para ambientar ainda mais a sua cozinha retrô opte por prateleiras ao invés de nichos, e utilize um aparador de utensílios para pendurar acessórios de cozinha como escorredores, raladores de queijo, panelas e outros. A sua cozinha ficará ainda mais linda com uma decoração retrô.

Deixe um comentário