Ideias para decoração de varanda

Existem diversos tipos de varanda, com esquadrias de alumínio fechadas ou varandas abertas apenas com um guarda corpo.

O ideal é que a sua varanda não fique nem muito vazia nem muito cheia, deixando-a confortável e aconchegante.

Confira alguns estilos de varanda antes de falarmos dos móveis:

Varanda rústica

A varanda rústica dá um ar de leveza, fazendo com que as pessoas nesse ambiente se desconectem do clima de cidade grande.

Varanda vintage

A varanda vintage faz cria uma desconexão temporal, proporcionando boas e novas experiências.

Varanda moderna

decoracao varanda

A varanda moderna cria um ambiente futurista, apesar de ser muito bonita, não transmite a sensação de conforto e relaxamento.

Visto que já vamos dos principais tipos de varanda, vamos falar separadamente de alguns itens que são sempre bem-vindos em varandas:

Sofá

O sofá é um grande diferencial para a decoração da varanda pois proporciona conforto para mais de uma pessoa, permitindo passar mais tempo no ambiente, geralmente arejado.

Vale ressaltar que você deve tomar alguns cuidados com o sofá em decorrência do sol.

Caso o sofá seja de couro, vale sempre utilizar produtos para hidratá-lo, caso seja de tecido, o ideal é utilizar uma capa de sofá grossa.

Tapete e almofadas

Apesar de ser incomum, você pode substituir o sofá da varanda por um tapete grosso e algumas almofadas.

Caso sua varanda seja ampla, essa combinação permite que as pessoas possam se acomodar de forma confortável.

Vale ressaltar que o tapete nesse caso deve ser grosso e confortável a fim de que as pessoas esqueçam que estão “sentadas no chão”.

Plantas

Plantas são o mais esperado na decoração de varandas, você pode usar sua criatividade.

Desde várias plantas menores até poucas plantas grandes, elas dão a impressão de ‘ar fresco’, ampliando a sensação de relaxamento.

As mais utilizadas são: costela-de-adão, asplênios e as samambaias.

Mesa

Uma mesa pequena é bem-vinda, para servir de apoio para copos, cinzeiros, pratos e demais objetos corriqueiros utilizados em varandas. Vale lembrar que a disposição da mesa deve estar próxima ao local onde as pessoas se sentarão, para proporcionar mais conforto.

Piso

O piso da varanda geralmente é negligenciado, o que mais vemos são varandas com piso de azulejos, pela praticidade oferecida.

Caso você deseje uma varanda mais gourmet, você pode utilizar piso de madeira ou um azulejo com aspecto mais sofisticado.

Parede e quadros

As paredes vão dar o toque final no visual da sua varanda, escolha a tinta que contrastará com a cor dos seus móveis.

Você ainda pode utilizar quadros decorativos e plantas suspensas.

Interior

Acredite se quiser, a parte interna da residência influencia e muito na decoração da varanda. Você pode usar cortinas com cortes e costuras modernas ou retro para harmonizar com o ambiente.

Supondo que você tenha uma porta de vidro que separa a sala da varanda, você pode usar uma cortina longa para “isolar” os ambientes visualmente, tornando a varanda um ambiente separado e privado.

Esperamos que tenha gostado desse artigo sobre decoração para varanda, temos vários artigos interessantes no nosso blog, confira e deixe seu comentário 🙂