Como montar uma sala de estar estilo clássico?

by Madric
28 views

Requintado e atemporal, o estilo clássico é uma ótima opção para a decoração da sala.

Mais que a expressão das preferências e gostos pessoais, a decoração também mostra um pouco do que somos e como queremos receber as pessoas em casa, principalmente quando falamos de salas de estar. Esta é uma reflexão que se desenvolveu há muitos anos e atravessou os séculos, costumes e culturas de diferentes países.

Foi na antiguidade que o estilo clássico nasceu, com o objetivo de apresentar o status social das famílias e a uma grande quantidade de detalhes raros e, por vezes, valiosos. Era extremamente comum encontrar peças de móveis com detalhes em ouro ou pedras preciosas, que estavam presentes, inclusive, em alguns modelos de sofá.

O estilo Barroco incorporou todos esses detalhes não apenas na decoração, mas também nas obras de arte, que buscavam uma forte expressão das emoções humanas. Artistas como Caravaggio e Gian Lorenzo Bernini eternizaram seus nomes na arte, bem como a maneira como conseguiram expressar suas visões sobre o mundo e a realidade que os cercava.

modelos de sofa decoração

Como já mencionamos, o estilo clássico de decoração é atemporal e consegue dar a um ambiente elegância e muita personalidade. É por isso que reunimos dicas de como montar uma sala no estilo clássico com sua Smart Tv. Confira!

Aposte em móveis de madeira

Uma das características que mais diferenciam o estilo clássico de outros tipos de decoração são os materiais utilizados nos acessórios e móveis. A presença de tecidos requintados também é bastante evidente, mas a madeira faz parte dessa combinação.

Existem muitos tipos de madeira e, para a decoração clássica, os modelos mais escuros geralmente são os mais procurados. Móveis de madeira de cerejeira, por exemplo, são ótimas opções para o estilo.

É preciso ficar atento não apenas ao material de que os móveis são feitos, mas também a seu design, sua forma e tamanho. O estilo clássico conta com mobiliários muito específicos e diferentes dos mais modernos, que mesclam formas geométricas e cores vibrantes. A mobília de estilo clássico remete a castelos, com seus móveis luxuosos de reis e rainhas.

Escolha cores que remetam ao clássico

A definição das cores é muito importante em todos os tipos de decoração, pois são elas que também expressam parte da décor, que não é feita apenas com a escolha da mobília. Quando falamos deste estilo, a decoração clássica se baseia em tons neutros, ou seja, cores que não briguem uma com a outra.

Para ficar mais fácil o entendimento: para o estilo clássico, os tons de coloração que mais se utilizam são os metalizados, que incluem o prata e o dourado. O branco também faz parte, podendo variar para tons de bege e castanho. Esses tons são escolhidos porque dialogam muito bem com o marrom da mobília e são refinados.

Invista em objetos de decoração

Os quadros na parede são marcas do estilo clássico, assim como luminárias, que também são parte importante do ambiente, já que são elas que controlam a iluminação. Além disso, objetos de porcelana, uma estante de livros e arranjos de flores também complementam a decoração clássica.

Mas neste ponto, fique atento quanto aos exageros. Por mais que a decoração clássica seja receptiva a uma grande quantidade de objetos de decoração e outros ornamentos, colocar muitas peças deixa o ambiente carregado e sem personalidade. Buscar referências nesse sentido é uma boa dica, pois elas poderão dar uma ideia de quais locais da sala podem-se preencher com objetos.

Aproveite estas dicas para usar a criatividade e montar a sua sala de estar em estilo clássico. Consulte referências em blogs, revistas ou mesmo com um decorador profissional.

You may also like

Sobre nós

Madric de enxovais e dicas para decoração de casa e interiores.

Decor & Design

Dicas