Como fazer a manutenção adequada do forro de PVC

O forro de PVC precisa receber uma boa manutenção para que se mantenha em boas condições e tenha uma durabilidade estendida, que é possível com esse tipo de material.

Uma boa manutenção será parte fundamental para a qualidade do seu forro de PVC e, consequentemente, da aparência do seu ambiente – assim como os custos para reformas e demais cuidados.

Esse é um material já muito conhecido por sua fácil instalação e baixa manutenção, sendo uma boa escolha para se utilizar em tetos, paredes, etc, oferecendo um bom acabamento, esteticamente, e ainda oferecendo diversas funcionalidades.

5sRkUzaX jvdj4Sz92PsUl3RoNx6geGRQzdlX98pJMGGPH EfShN95NL8lKtEN 2sd1NPC9eHxsaFZ GE7CnGbjjyvQ W5wUPRA7HYhXHUn WaisDj29qgJnkXVDl36eGgXkcIyAwrWw4IITWCUFvKo

Mas, como qualquer outro material que fica exposto, o forro de PVC irá precisar de certos cuidados para que se mantenha em boas condições e possa fornecer todas as vantagens que ele possui.

A seguir, vamos conferir qual a importância de haver uma boa manutenção do forro de PVC.

A Importância da Manutenção do Forro de PVC

Como vimos acima, o forro de PVC é uma boa opção para revestimento e fornece diversos benefícios, como uma durabilidade longa, mas para que isso aconteça é preciso haver certos cuidados – como uma boa manutenção.

Entre esses cuidados, podemos citar:

Limpeza Regular do Forro de PVC: Passo a Passo

Para começar, uma boa limpeza sendo feita regularmente poderá fazer toda a diferença para o seu forro de PVC. Isso significa tirar a poeira do forro, toda sujeira que nela se acumula ou até manchas por uso.

O importante é não deixar que isso acumule, afinal, poderá gerar estragos difíceis de retocar depois – o que irá atrapalhar a qualidade e durabilidade do material.

Para uma limpeza eficiente e qualificada, siga estes passos:

  • Para começar, remova todo o excesso de poeira e sujeira utilizando um espanador ou pano macio seco;
  • Em seguida, prepare uma mistura utilizando água morna e detergente suave. Mas, apenas se a limpeza necessitar de algo mais forte, se for feita a limpeza regularmente não será necessário utilizar produtos para isso;
  • Umedeça um pano limpo nessa mistura feita e passe suavemente sobre o forro de PVC.

Simples! Lembre-se de que é bom evitar utilizar produtos químicos no forro de PVC, pois isso poderá prejudicar sua qualidade.

Se a sua limpeza precisou seguir o passo de utilizar detergente ou outro produto, lembre-se de remover o produto com um pano seco depois, evitando que se acumule qualquer resíduo de sabão.

Prevenção e Tratamento de Manchas no Forro de PVC

Outra forma de conservar melhor o seu forro de PVC é através da prevenção e tratamento de manchas no forro, afinal, se não cuidarmos deles poderão estragar o seu material para sempre.

Para que se evite essa situação, é preciso ter alguns cuidados com o forro de PVC, como evitar ter um contato direto do forro de PVC com substâncias que possam causar manchas, como tintas, óleos, graxas e alimentos altamente pigmentados.

Além disso, caso apareça uma mancha, é importante realizar a limpeza de forma rápida para evitar que fixe no material ou se espalhe.

Em situações onde as manchas são mais persistentes, é possível utilizar produtos específicos para limpar o PVC.

Inspeção e Reparo de Danos no Forro de PVC

Também é importante realizar a inspeção e reparos de danos do forro de PVC de forma regular, sempre verificando se há algum dano que precisa ser reparado, como é o caso de deslocamentos do material, rachaduras, deformações, etc.

Se você encontrar danos que precisam ser reparados no forro de PVC, você pode realizar o ajuste ou realinhar o forro de PVC de forma manual.

Se o dano for mais grave, pode ser preciso um profissional para essa manutenção.

Dicas para Prolongar a Vida Útil do Forro de PVC

Para maiores vantagens e boa durabilidade do forro de PVC, evite ficar pendurando objetos no forro – principalmente os mais pesados, pois poderá acarretar em danos variados.

Sempre mantenha o forro limpo e bem cuidado, isso irá contribuir para uma boa durabilidade. 

Por fim, evite inserir o forro em lugares muito expostos ao tempo, pois as altas temperaturas podem acabar danificando o material – isso vale para lâmpadas também, como as incandescentes.

Siga essas dicas e tire maior proveito do forro de PVC.