Tirar fita dupla face de vidro é uma tarefa extremamente difícil e deve ser feita com muita cautela e paciência. Isso porque a fita é muito resistente e, quando aderida ao vidro, forma uma ligação muito forte. Além disso, a pegada que é criada ao tentar removê-la pode deixar manchas no vidro, que são difíceis de remover.
A fita dupla face é frequentemente usada para cobrir o topo de janelas e portas, o que torna mais difícil o trabalho, pois a fita precisa ser removida delicadamente para não deixar marcas e arranhões na superfície do vidro. Algumas fitas também são feitas com adesivos mais fortes, o que torna a remoção ainda mais complicada.
Outro motivo pelo qual a remoção da fita dupla face de vidro é tão desafiadora é porque a fita tem alto nível de resistência ao deslizamento. Isso significa que, quando você tenta puxar a fita, ela segura e só cederá depois de uma boa quantidade de força.
Por causa disso, é importante usar utensílios folgados como um pano para garantir que a fita possa ser removida sem arranhões ou ardência na superfície do vidro.
No entanto, mesmo tendo todos os materiais à mão, às vezes a fita dupla face pode ser extremamente difícil de remover, o que geralmente ocorre quando a fita já está em uso há muito tempo ou foi mal colocada no início.
Nesse caso, a única forma de conseguir removê-la é com a ajuda de um solvente industrial, que pode ser usado para desmistificar a fita e recompensar todos os esforços feitos. Por outro lado, usar solventes industriais sem conhecimento e experiência podem ser perigosos, caso coloquem em risco a estrutura da superfície do vidro.
Confira a seguir, como tirar fita dupla face de vidro através de algumas dicas especiais:
Como tirar fita dupla face de vidro
Tirar fita dupla face de vidro é algo que demanda muita habilidade e paciência. É importante ter consciência desses fatores ao tentar realizar a remoção, garantindo que o trabalho seja feito de forma completa e segura.
1. Verifique se a superfície é lisa:
A primeira etapa na remoção da fita dupla face é garantir que a superfície sobre a qual a fita está aderida seja suave, de maneira a minimizar o risco de se danificar ou arranhar a superfície ao tentar remover a fita.
2. Use luvas de proteção:
Ao tentar remover a fita duas faces, use luvas de borracha para proteger suas mãos. Elas protegerão contra o contato direto do adesivo e o produto químico que poderá ser usado para a remoção.
3. Reduza a aderência:
Use um produto químico de solução leve, como álcool isopropílico ou outro solvente leve, para reduzir a aderência da fita duas faces antes de tentar removê-la. Apenas coloque um pouco desse produto químico na superfície com um pano macio e limpo ou um pedaço de algodão.
4. Secagem:
Deixe o produto químico secar durante alguns minutos. Isso ajudará a quebrar o agente adesivo, o que tornará mais fácil remover a fita.
5. Use uma etiqueta removível quente:
Pegue uma etiqueta removível quente e coloque-a na superfície sobre a qual a fita está aderida. Se a etiqueta for aquecida apropriadamente, ela ajudará a diminuir a aderência da fita.
6. Puxar na direção do grão da madeira:
Para evitar danificar a superfície ao remover a fita, tente puxar a fita na direção do grão da madeira. Isso ajudará a reduzir o risco de arranhões e manchas.
7. Use uma lâmina de barbear para cortar a fita:
Em vez de puxar a fita, você também pode usar uma lâmina de barbear limpa para cortar a fita. Basta usar a lâmina para fazer pequenos movimentos suaves sobre a fita e ela cederá.
8. Use um estilete:
Um estilete seria outra ferramenta que pode ser usada para remover a fita. Basta começar a trabalhar ao longo da linha da fita e levantar as extremidades ao longo da superfície.
9. Remova o adesivo restante:
Se houver resíduos de adesivo no local onde a fita foi removida, use um produto químico para removê-lo. Uma boa escolha seria amaciante de engomar, que ajudaria a dissolver o adesivo em segundos.
10. Limpe a superfície:
Por fim, você deve limpar a superfície com um pano macio e limpo para garantir que ela fique livre de poeira e sujeira. Após isso, verifique se a superfície ainda está intacta e está pronta para o uso.
Quais os produtos indicados para tirar fita dupla face de vidro?
A seguir, confira quais os produtos indicados para tirar fita dupla face de vidro:
1. Solventes e Soluções de Remoção: Estes produtos são excelentes para soltar a fita aderida a superfícies de vidro. Os solventes e soluções de remoção geralmente contêm agentes químicos que dissolvem facilmente o adesivo. Estes produtos são ideais se você quiser remover a fita de forma rápida, sem deixar resíduos.
2. Lâminas e Raspadores de Plástico: As lâminas de plástico ajudam a remover a fita dupla face de forma fácil e controlada. As lâminas apropriadas à superfície geralmente contam com dentes não abrasivos, uma vez que elas previnem arranhões no vidro. Esta solução é ideal para quem quer desprender a fita sem danificar o vidro.
3. Pano Úmido: Este produto é uma ótima alternativa para remover a fita de forma suave e efetiva. Ao passar a fita com um pano úmido, ela adere ao tecido. A umidade também ajuda a diluir o adesivo e retirar os pedaços da fita com menor esforço.
4. Óleo Mineral: Quando a fita se torna extremamente difícil de remover, o óleo mineral pode ajudar a soltá-la. Aplique o óleo por toda a superfície e deixe agir por alguns minutos; em seguida, use um raspador de plástico para remover a fita. O óleo ajuda a reduzir a aderência da fita e a torna mais fácil de remover.
5. Utensílios para Cozinha: Se você não tiver outro produto à mão, utensílios para cozinha também podem ser úteis para remover a fita. Use uma espátula de metal para remover a fita lentamente, certificando-se de não arranhar o vidro.
Não exagere nos movimentos, pois isso aumentará sua chance de danificar a superfície.