Como decorar um quarto infantil sem comprometer a segurança da criança

quarto crianca
Como decorar um quarto infantil sem comprometer a segurança da criança 4

Decorar um quarto infantil pode conter diferentes desafios, desde saber qual a melhor combinação, assim como os itens que deverão estar presentes nesse ambiente e ainda, a segurança da criança que não pode ser deixada de lado.

Esse é um dos momentos mais deliciosos seja para preparar o quartinho do bebê que está chegando ou mesmo, para mudar um pouco a decoração, na medida em que as crianças crescem e da mesma forma, a necessidade desse ambiente também.

Para ajudar nesse momento que pode ser um pouco desafiador, nesse artigo vamos apresentar algumas dicas que irão ajudar a preparar um quarto infantil lindo e super decorado, sem deixar de cuidar da segurança dos pequenos.

As melhores dicas para decorar quarto infantil

quarto decorado
Como decorar um quarto infantil sem comprometer a segurança da criança 5

O primeiro passo para começar a pensar na decoração do quarto das crianças, é pensar na idade dos pequenos e ainda, quais são as principais necessidades de acordo com a idade.

Dessa forma é possível saber por onde começar principalmente para não ter maiores erros. No caso dos bebês é mais fácil pois dependendo do sexo, é só escolher rosa, azul ou mesmo outras cores que estão mais relacionadas com o sexo do bebê e o gosto da mãe e selecionar os principais móveis.

No entanto, no caso de crianças que já são um pouco maiores e que principalmente, não precisam mais do berço ou do trocador, as necessidades já podem ser outras como, por exemplo, ter um espaço para guardar os brinquedos.

Para os maiores é importante saber quais são os principais gostos, seja por personagens, cores preferidas e outros itens que irão ajudar a decorar o ambiente em que a criança irá passar um bom tempo ali.

Esse momento de conversa e conhecimento, é importante para os pais se envolverem mais com os filhos e além disso, envolver as crianças nesse momento que pode ser importante também para eles, afinal, é o quarto deles que também será renovado.

Cuidados com a segurança das crianças na decoração do quarto

quarto seguro
Como decorar um quarto infantil sem comprometer a segurança da criança 6

Por vezes é difícil se preocupar com a decoração, sem levar a segurança em conta e por isso, é necessário conhecer quais são os principais pontos que devem ser levados em consideração nesse momento para cuidar dos pequenos, de todas as formas.

É necessário estabelecer limites e manter a organização. Os brinquedos e outros itens deverão sempre estar bem organizado e para isso, nichos de diferentes formatos são os mais indicados, para ajudar na organização.

Os nichos e também as prateleiras deverão ser muito bem fixadas, para evitar acidentes.

Da mesma forma, as cortinas também deverão estar muito bem firmes, afinal, crianças são imprevisíveis e para não cair nem a cortina e nem o trilho é preciso confirmar se estão devidamente presos e firmes.

Para o caso em que os pais se preocupam com a segurança das crianças durante a reforma e decoração do quarto infantil, o mais indicado é manter os pequenos para o lado de fora do ambiente.

Nos momentos em que forem realizadas algumas atividades como instalação de móveis, pintura de paredes e até mesmo nos casos de aplicação de papel de parede para quarto se possível é indicado retirar a criança até mesmo da residência para além de evitar acidentes, evitar também possíveis alergias devido ao cheiro forte.

E por falar em segurança, para finalizarmos esse artigo se a sua residência possui mais de dois andares e ainda não existe telas ou grades nas janelas, talvez esse possa ser um bom momento para realizar a instalação e assim, manter ainda mais a segurança das crianças, independentemente da idade.

Deixe um comentário