Como decorar um banheiro infantil de maneira criativa e divertida

A decoração do banheiro infantil é uma importante ferramenta para tornar o ambiente mais agradável, aconchegante e seguro para as crianças.

Sem contar que a escolha certa dos acessórios e da decoração pode ajudar a estimular a imaginação e a criatividade da criança, criando um ambiente que incentive seu aprendizado.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e ideias criativas para decorar um banheiro infantil de maneira divertida e funcional.

Cuidados ao decorar um banheiro infantil

Antes de sair comprando itens e acessórios para o banheiro infantil, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança do ambiente.

Afinal, é preciso garantir que os acessórios e decorações escolhidos para o banheiro sejam seguros para as crianças.

A primeira coisa a se considerar é escolher materiais fáceis de limpar, como azulejos ou paredes revestidas com tinta lavável, para garantir que o banheiro esteja sempre higienizado e livre de germes.

A ergonomia do ambiente também é importante, por isso escolha móveis e acessórios que sejam adequados para o tamanho e a altura das crianças, permitindo que elas alcancem facilmente a pia, o vaso sanitário e outros objetos do banheiro.

Não podemos deixar de falar da escolha do chuveiro com mangueira, já que essa é uma escolha útil principalmente para as crianças que estão aprendendo a se lavar sozinhas, permitindo que elas tenham mais autonomia e independência durante o banho.

Hoje no mercado existem diversos tipos de chuveiros Lorenzetti, Fame, Hydra que oferecem chuveiros com mangueira.

Outro item a ser destacado é o tapete de borracha, ele ajuda a prevenir escorregões e quedas.

Isso porque a superfície antiderrapante do tapete de borracha permite que a criança possa pisar com mais firmeza, evitando acidentes no banheiro, especialmente em superfícies molhadas.

4 dicas para decorar um banheiro infantil

1- Escolha um tema

Como decorar um banheiro infantil de maneira criativa e divertida

A primeira etapa para decorar um banheiro infantil é escolher um tema.

Essa etapa é muito importante na decoração de um banheiro infantil, pois pode definir o tom para toda a decoração e criar um ambiente alegre e acolhedor para as crianças.

Existem inúmeros temas que podem ser escolhidos, desde personagens de desenhos animados até animais, esportes e super-heróis.

Exemplo:

Se você escolher um tema de animais, pode usar acessórios de banheiro com estampas de animais, como toalhas com desenhos de leões, tapetes com desenhos de zebras e cortinas de chuveiro com imagens de girafas.

Além disso, pode-se adicionar adesivos de parede com desenhos de animais ou usar uma paleta de cores que reflita o tema, como tons de verde para um tema de floresta ou tons de marrom para um tema de savana.

Um tema também pode ajudar a orientar a escolha de brinquedos e jogos para serem usados no banheiro, tornando a hora do banho mais divertida e agradável para as crianças. 

Ao escolher um tema, é importante levar em consideração os interesses e preferências da criança.

Se você estiver decorando o banheiro para uma criança específica, pergunte a ela qual é o seu tema preferido e tente incorporar isso na decoração.

Se for um banheiro compartilhado por várias crianças, considere escolher um tema mais genérico que possa agradar a todas elas.

2- Cores vivas

image 4

A etapa de escolher cores vivas é importante na decoração de um banheiro infantil porque ajuda a criar um ambiente alegre e convidativo.

As cores têm um impacto significativo no humor e no comportamento das pessoas, e isso é especialmente verdadeiro para as crianças, que são naturalmente atraídas por cores brilhantes e vibrantes.

Cores como vermelho, amarelo, azul e verde podem ajudar a estimular a criatividade e a imaginação das crianças, tornando a hora do banho ou do uso do banheiro mais divertida e agradável.

Uma coisa importante a se destacar é que as cores também podem tornar o espaço mais seguro e funcional para as crianças.

Se o banheiro tiver piso escorregadio, um tapete de banheiro colorido pode ajudar a destacar o chão e evitar quedas.

Outro ponto importante sobre as cores é que elas podem ajudar a estimular a imaginação e a criatividade das crianças, tornando a hora do banho ou do uso do banheiro mais divertida e agradável.

De modo geral, as cores vivas são uma forma fácil e eficaz de personalizar o banheiro infantil e torná-lo mais atraente para as crianças.

3- Acessórios divertidos

image 2

Uma coisa é fato: crianças adoram se divertir e brincar!

E ter acessórios divertidos no banheiro faz com que a criança se sinta mais motivada a usar o banheiro, lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, etc.

Sem contar que ter acessórios divertidos no banheiro infantil podem ajudar a incentivar as crianças a se tornarem mais independentes e responsáveis por sua higiene pessoal.

Alguns exemplos de acessórios divertidos para se colocar em um banheiro infantil:

  • Tapete de banheiro com desenho: existem tapetes com desenhos de animais, personagens de desenhos animados, entre outros. Ter um tapete de banheiro com um desenho divertido ajuda a deixar o banheiro mais atraente para as crianças.
  • Porta-escova de dentes em formato de personagem: esse item pode incentivar a criança a se tornar mais independente e responsável por sua higiene pessoal. Ao ter um espaço dedicado para guardar sua escova de dentes, ela pode aprender a tomar mais cuidado com sua higiene dental.
  • Saboneteira em formato de barco: esse acessório deixa a hora do banho mais divertida para a criança. Além disso, a saboneteira em formato de barco pode incentivar a criança a se lavar com mais frequência, tornando a rotina de higiene pessoal dela mais agradável.
  • Toalha de banho com capuz: esse item pode ajudar a manter as crianças aquecidas e confortáveis após o banho. Com uma variedade de modelos e designs disponíveis, é possível escolher uma toalha que reflita o interesse da criança ou complemente o tema escolhido para a decoração do banheiro.

Assista ao vídeo abaixo e veja como organizar o espaço do banheiro das crianças:

4- Adesivos de parede

image 3

Os adesivos de parede podem ser uma forma mais econômica de personalizar e decorar um banheiro infantil.

Com uma variedade de desenhos e estampas disponíveis, é possível escolher adesivos que reflitam o interesse da criança ou completem o tema escolhido para a decoração do banheiro.

Alguns exemplos de adesivos de parede para crianças que podem ser usados em um banheiro infantil:

  • Adesivos de animais;
  • Adesivos com desenhos de veículos;
  • Adesivos desenhos de personagens de desenhos animados;
  • Adesivos com desenhos de super-heróis;
  • Adesivos com desenhos de dinossauros;
  • Adesivos com desenhos de personagens de contos de fadas.

Vale mencionar que os adesivos de parede no banheiro infantil ajudam a criar um ambiente mais lúdico e educativo para as crianças.

Por exemplo:

Adesivos com desenhos de animais podem ser usados para ensinar sobre a natureza e os diferentes tipos de animais.

Por outro lado, se a criança adora um determinado personagem ou desenho animado, um adesivo com essa imagem pode ser uma forma fácil de tornar o espaço mais atraente e divertido para a criança.